9:49 AM
Como lidar com as dificuldades da vida?

O fardo do Senhor é luz, então por que minha vida é tão cansativa?

Olá, irmãos e irmãs do Perguntas e Respostas Espirituais!

Tenho uma dificuldade e gostaria de pedir o conselho de vocês. Sou fortemente ligada à minha família e nunca consigo abrir mão dos meus filhos, o que me leva a ter uma vida muito cansativa. Minha nora mais velha acabou de dar à luz um bebê e eu preciso cuidar dela. Meu filho mais novo tem idade suficiente, mas não começou uma família. Além disso, pedimos dinheiro emprestado e compramos um apartamento para ele e agora temos que pagar o empréstimo ao Banco todos os meses. Tendo estas coisas em minha mente durante todo o dia, muitas vezes não consigo aquietar o meu coração para ler a Bíblia ou orar. Embora tenha orado ao Senhor, não recebo libertação no espírito. Toda noite, quando volto para casa, sinto-me muito exausta física e mentalmente. Às vezes estou tão cansada que tenho dor de cabeça e até sinto que minha vida não tem sentido. O Senhor disse uma vez: “Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. […] Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve” (Mateus 11:28–30). Eu creio que a palavra do Senhor é fiel. E também quero agir de acordo com a Sua palavra, colocar estas preocupações e problemas de lado e viver uma vida livre e liberta. Por que não consigo colocar isso em prática, mas vivo ainda mais cansada?

Baijie

Olá irmã Baijie!

Entendemos bem a sua situação, pois cada um de nós temos sofrimentos diferentes. Antes de podermos viver de acordo com a palavra do Senhor, pode-se dizer que estamos todos amarrados e incomodados pelas complicações familiares. É como uma rede nos envolvendo para que nossos corações estejam sempre ocupados e controlados por ela. É realmente triste. O Senhor Jesus disse: “Vinde a mim, todos os que estai cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. […] Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo e leve” (Mateus 11:28–30). Acreditamos que a palavra do Senhor é fiel, mas por que não podemos obter a verdadeira libertação mesmo quando oramos a Deus? Para responder a essa pergunta, vamos ler uma passagem da palavra.

Deus Todo-Poderoso diz: “Embora o homem permita que Deus olhe dentro de seu coração, isso não significa que ele seja capaz de obedecer às orquestrações e arranjos de Deus, nem que ele tenha deixado seu destino e perspectivas e seu tudo sob o controle de Deus. Assim, independentemente dos juramentos feitos a Deus ou do que você declara a Ele, aos olhos de Deus seu coração ainda está fechado para Ele, pois você só permite que Deus olhe para o seu coração, mas não permite que Ele o controle. Em outras palavras, você não deu seu coração a Deus de modo algum, e apenas fala palavras que soam agradáveis para Deus ouvir […] O que quer dizer que Deus tem o direito de observar, mas Ele não tem o direito de controlar. Na consciência subjetiva do homem, o homem não quer nem pretende deixar-se à mercê de Deus. Não só o homem se fechou para Deus, mas há até pessoas que pensam em maneiras de encobrir seus corações, usando palavras suaves e lisonjas para criar uma falsa impressão, ganhar a confiança de Deus e esconder sua verdadeira face fora da vista de Deus. Seu objetivo em não permitir que Deus veja é não permitir que Deus perceba como realmente elas são. Elas não querem entregar seus corações a Deus, mas guardá-los para si mesmas. As entrelinhas disso é que o que o homem faz e o que ele quer é tudo planejado, calculado e decidido pelo próprio homem; ele não requer a participação ou intervenção de Deus, muito menos precisa das orquestrações e arranjos de Deus. Assim, seja em relação às ordens de Deus, Sua comissão, ou as exigências que Deus faz do homem, as decisões do homem são baseadas em suas próprias intenções e interesses, em seu próprio estado e circunstâncias no momento. O homem sempre usa o conhecimento e as percepções com as quais está familiarizado, e seu próprio intelecto, para julgar e selecionar o caminho que deve seguir e não permite a interferência ou o controle de Deus. Esse é o coração do homem que Deus vê” (de “A obra de Deus, o caráter de Deus e o Próprio Deus II”).

Essas palavras são muito verdadeiras. Embora oremos a Deus, nunca pretendemos deixar nossa vida sob o controle Dele por completo. Em vez disso, queremos confiar em nossas próprias habilidades para organizar e planejar a vida de nossos filhos. Sempre tentamos planejar e decidir tudo sozinhos, e muitas vezes esperamos que o curso dos acontecimentos esteja de acordo com os nossos pensamentos e imaginações. Entretanto, somente Deus pode governar o destino de cada um de nós, pois somente Ele é possuidor de tal poder e autoridade. Somos apenas criações e não temos autoridade ou poder para controlar o destino de nós mesmos ou dos outros. Por isso, naturalmente, nos sentimos angustiados, preocupados e perdidos quando não alcançamos os nossos objetivos após nos esforçarmos muito ou os resultados das coisas não estão de acordo as com nossas noções e imaginações.

De fato, se realmente queremos confiar as nossas dificuldades à Deus, devemos verdadeiramente entregar nossos corações à Ele, aceitar e obedecer à Sua soberania e o Seu arranjo sobre nossas vidas e destinos.

Aqui está uma passagem que gostaríamos de compartilhar com você. Achamos que ela nos dá um caminho de prática. Deus diz: “Em face de problemas da vida real, como você deveria conhecer e entender a autoridade de Deus e Sua soberania? Quando você não sabe entender, manejar e experimentar esses problemas, que atitude você deveria adotar para mostrar sua intenção, seu desejo e sua realidade de submeter-se à soberania e aos arranjos de Deus? Primeiro você deve aprender a esperar; depois você deve aprender a buscar; em seguida você deve aprender a submeter-se. ‘Esperar’ significa esperar o tempo de Deus, aguardar as pessoas, os eventos e as coisas que Ele arranjou para você, esperando que a Sua vontade paulatinamente se revele a você. ‘Buscar’ significa observar e compreender as intenções ponderadas de Deus para você, por meio das pessoas, dos eventos e das coisas que Ele dispôs, entender a verdade por meio deles, compreender o que os seres humanos devem realizar e os caminhos em que eles devem se manter, compreender quais resultados Deus pretende alcançar nos humanos e quais realizações Ele pretende atingir neles. ‘Submeter-se’, claro, refere-se a aceitar as pessoas, os eventos e as coisas que Deus orquestrou, aceitar a Sua soberania e, mediante ela, chegar a saber como o Criador dita o destino do homem, como Ele provê ao homem a Sua vida, como Ele trabalha a verdade no homem. Todas as coisas sujeitas aos arranjos e à soberania de Deus obedecem a leis naturais e, se você resolver deixar Deus arranjar e ditar tudo por você, você deve aprender a esperar, deve aprender a buscar, deve aprender a submeter-se. Esta é a atitude que quem quiser se submeter à autoridade de Deus deve tomar, a qualidade básica que deve possuir toda pessoa que quiser aceitar a soberania e os arranjos de Deus. Para manter tal atitude, para possuir tal qualidade, vocês devem trabalhar mais arduamente e só assim poderão entrar na verdadeira realidade” (de “O Próprio Deus, o Único III”).

Como seres criados, devemos aprender a esperar, buscar e nos submeter através das pessoas, eventos e coisas que encontramos todos os dias. Este é o princípio comportamental para nós, cristãos, e é também mais fácil ilustrar se temos verdadeira obediência e reverência para com Deus. No processo de prática, teremos algum conhecimento de como Deus governa, fornece todas as coisas e que quanto mais estas coisas são incompatíveis com as nossas concepções, mais elas contém o bom propósito de Deus. É através destas coisas que Deus quer testar a nossa fé Nele e ver se temos um lugar para Ele em nossos corações. Ele quer testar se podemos fazer voluntariamente o que gostamos e se tentamos mudar a vida e até mesmo o destino de nossa família e de nós mesmos com nossas próprias mãos. E o resultado do teste é: quando o curso dos acontecimentos é desagradável para nós, viveremos em sofrimento e angústia, sentindo que nossa vida está cheia de coisas e decepções indesejáveis e, até mesmo, viveremos em resistência e reclamação para com o Senhor de forma silenciosa. Por fora, não dizemos nada, enquanto em nossos corações, não compreendemos o Senhor e reclamamos por Ele não nos abençoar para que possamos viver com facilidade e conforto por acreditarmos Nele. Pouco sabemos que não é que o Senhor não nos abençoa, na verdade, é porque não acreditamos ou nos submetemos à Sua soberania que não podemos dar a nossa perspectiva e destino a Deus ou nos submeter às suas orquestrações e arranjos. Se não temos fé verdadeira no Senhor, então não podemos vir diante Dele com sinceridade e receber o conforto e a satisfação em ter o Senhor conosco. Quando descobrimos que falhamos em praticar a verdade para satisfazer a Deus, isso nos impelirá a examinar o nosso relacionamento com Ele e nos inspirará a buscar à Sua vontade e praticar a verdade. Hoje, você nos escreveu para derramar sua aflição sobre viver em sofrimento e confusão, e buscar ativamente a vontade de Deus. Acreditamos que, sob a orientação de Deus, as palavras Dele e através da nossa comunicação, você terá uma compreensão mais profunda de Deus, verá como Ele governa o nosso destino, supre às nossas necessidades, revela a dor causada por mudarmos o nosso destino com as nossas próprias mãos e que tudo é porque não gostamos da verdade e não entregamos o nosso coração à Deus. Depois de perceber estas coisas, você entenderá a intenção sincera de Deus ao providenciar um ambiente para você e também encontrará um modo adequado para praticar. Se você, ao cumprir sua responsabilidade e obrigação como mãe, puder deixar Deus guiar a sua vida cotidiana, aprender a deixar a natureza seguir o seu curso e agir de acordo com a palavra de Deus, Ele certamente a ajudará em meio aos problemas e preocupações. Que Deus guie você e permita que receba libertação e liberdade em breve e viva em Sua luz. Amém!

Categoria: Devocional Diário | Visualizações: 588 | Adicionado por : wanglanna1 | Tags: A salvação de deus, Vida Cristã | Ranking: 0.0/0
Total de comentários: 0
avatar